quarta-feira, janeiro 30, 2008

Bela Silva e a descrição


Azulejos de Bela Silva no Metro de Lisboa, Estação de Alvalade

Nestes próximos dias, iremos ser contemplados com a presença da artista plástica Bela Silva por terras da Extremadura espanhola, mais concretamente em Zafra (Badajoz). Local onde irá dar uma conferência num curso de português organizado pelo CPR de Zafra "Um olhar novo sobre Portugal" e também poderemos conhecer algumas das suas obras na exposição Figuras de Convite.

Convidamos professores e alunos a visitar a exposição que vai decorrer entre os dias 1 e 15 de Fevereiro, das 19:00 às 21:00 e a aproveitar a oportunidade para conhecer melhor a artista plástica. Já agora, deixamos sugestões para trabalhar a descrição através de algumas das suas pinturas. E para aqueles que não tiverem a oportunidade de visitar a exposição, aqui vai uma pitada do seu mundo, onde podem conhecer um bocadinho desta prestigiosa artista.


"O mundo de Bela Silva"

Vamos observar três pinturas da artista. Podes mostrá-las através de um projector ou colocar várias cópias a cores pela sala de aula para os alunos as observarem.

nn

(Clicar nas fotos para as ampliar)

1. A turma divide-se em grupos de três e cada grupo escolhe uma foto. Devem cumprir com o seguinte processo (tempo: 10 minutos):

a) Observar a imagem com muita atenção e fixar os pormenores mais importantes.
b) Escrever um texto pormenorizado (10 linhas) organizando os dados segundo estes critérios:
  • Do geral até ao particular ou vice-versa.
  • Do primeiro plano até ao fundo ou vice-versa.
  • De dentro para afora ou vice-versa.
  • De esquerda para a direita ou vice-versa.
  • Tamanho, forma, material, cores, procedência, etc., dos elementos a descrever.
  • Impressão emocional que provoca.
2. Misturam-se os grupos, de tal maneira que cada um deles inclua uma pessoa que participou na descrição das três pinturas.
a) Partilham as descrições da primeira parte e acrescentam a comparação, reparando, por exemplo, nos traços comuns e nas diferenças. Escrevem um texto, não muito grande (tempo: 15 minutos), num trabalho de escrita cooperativa onde todos colaboram. O professor ajuda à correção dos erros.
b) A seguir, o professor pede a um representante de cada grupo que exponha aos outros as descrições (15 minutos).

3. O professor completa a visão do mundo artístico de Bela Silva com mais informações e pede aos alunos um trabalho individual de escrita sobre essas ou outras obras da artista, que terão de entregar ao professor na próxima sessão, para que este as corrija. Podes descarregar este artigo sobre o seu mundo artístico: folha 1 - folha 2 - folha 3.


Convida os alunos a visitar a página de Bela Silva e a pesquisar na Internet novas informações, para aprofundar os seus conhecimentos sobre esta artista plástica.

Será necessário fornecer aos alunos e, ter praticado previamente os itens linguísticos que irão precisar para trabalhar as expressões de referência espacial: à direita, junto de, ao fundo, atrás de, no centro...; as estruturas comparativas: mais/igual/menos (do) ... que; as estructuras para exprimir o vocabulário das cores, dos sentidos, da emoção estética, etc.

Sem comentários: