segunda-feira, janeiro 14, 2008

Sabes o que pensan os teus alunos?

As crenças são ideias estabelecidas que os alunos levam à sala de aula sobre o que é aprender uma língua e como é que se aprende. São influidas pelas experiências prévias de aprendizagem das línguas e agem como um filtro por onde os alunos percebem todo o processo de aprendizagem.

Actividade elaborada por Carmen Ramos Méndez no Didactired do CVC


Questionário sobre as Crenças dos alunos:

CURSO: ________________ NACIONALIDADE: _______________DATA: __________

LÍNGUA MATERNA:______________IDADE ______ anos. SEXO: homem/mulher

Neste questionario encontrarás afirmações sobre o processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. Lê as questões e marca com uma cruz a opção que mais se identifique com a tua visão e experiência. Faz o mesmo com as questões n.º 4 e 15.

Não há respostas correctas nem incorrectas. Este questionário está pensado para conhecer a tua opinião sobre o processo de aprendizagem de línguas estrangeiras em geral, e, concretamente, do português. Obrigado pela tua ajuda. Escala de 1 a 5:

Concordo completamente.

Não concordo completamente

Não posso decidir-me

Concordo só parcialmente

Não concordo de maneira nenhuma.

1

2

3

4

5




1

2

3

4

5

1

É mais fácil para as crianças aprenderem uma língua estrangeira do que para os adultos.

2

Algumas pessoas têm uma capacidade especial para aprender línguas.

3

Algumas línguas são mais fáceis de aprender do que outras.

4

A língua portuguesa é:
muito difícil
difícil
nem muito fácil nem muito difícil
fácil
muito fácil


5

Acho que vou aprender muito bem o português

6

As pessoas do meu país são muito boas a aprender línguas.

7

É importante aprender português com uma pronúncia excelente.

8

Para aprender português há que conhecer coisas da cultura dos países lusofalantes.

9

Não deveriamos dizer nada em português até não podermos dizê-lo bem.

10

Para alguém que já conhece uma língua estrangeira é mais fácil aprender outra.

11

As pessos que são boas a matemática ou ciências naturais não são boas a línguas. .

12

O melhor é aprender português num país lusofalante.

13

Gosto de practicar o meu português com lusofalantes (ou seguramente gostarei).

14

Se não se conhece uma palavra em português, deveríamos adivinhá-la

15

Se alguém estuda cada día uma língua durante uma hora, quanto tempo achas que demorará para aprendê-la bem?:
menos de um ano
1-2 anos
3-5 anos
5-10 anos
não é possível aprender uma língua com uma hora por dia






16

Eu penso que tenho capacidade para aprender línguas.

17

O mais importante para aprender uma língua é aprender o vocabulário.

18

É muito importante repetir e praticar muito para aprender una língua.

19

Normalmente as mulheres aprendem línguas melhor do que os homens.

20

No meu país a gente pensa que é muito importante aprender línguas.

21

Sou um pouco tímido/tímida para falar português com outras pessoas.

22

Se se permitir que os principiantes façam erros, depois não se poderão corrigir.

23

O mais importante para aprender una língua é aprender a gramática.

24

Gostaria de aprender português para poder conhecer melhor pessoas lusofalantes.

25

É mais fácil falar português do que entendê-lo.

26

É importante praticar com audições.

27

Não é o mesmo aprender uma língua que aprender outra disciplina.

28

O mais importante quando aprendemos português é aprender a traduzir da nossa língua materna para português.

29

Se conseguir aprender bem português, terei mais oportunidades de encontrar um bom trabalho.

30

As pessoas que sabem falar mais de uma língua são muito inteligentes.

31

Eu quero aprender bem português

32

Gostaria de ter amigos lusofalantes.

33

Todo o mundo pode aprender uma língua.

34

É mais fácil ler ou escrever português do que falá-lo ou entendé-lo.


Ver introdução, processo e comentários da actividade

Sem comentários: